Cineastas Digitais - XV edição - 2021/2022

 

Os temas para o concurso Cineastas Digitais, edição do ano letivo 2021/2022, serão divulgados brevemente.

 

Cineastas Digitais - XIV edição - 2020/2021


Os resultados da XIX edição do concurso Cineastas Digitais ainda não são conhecidos. Serão divulgados assim que o Júri se reunir (durante o 1.º período).

 

1 - Objetivos

O Concurso Cineastas Digitais, promovido pelo CCEMS, tem como objetivos não só promover a utilização das TIC em contexto escolar, mas também desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de manipulação e tratamento de vídeo digital como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos. Outro propósito passa por fomentar o trabalho em equipa, incentivando o espírito de entreajuda, e, ao mesmo tempo, estimular a responsabilidade individual na perspetiva de atingir um objetivo comum, ou seja, que os alunos, em equipa, produzam filmes em formato digital devidamente enquadrados nos temas lançados a concurso.

Ao longo de sucessivas edições, temos procurado promover uma utilização criativa da tecnologia como promotora da reflexão em torno dos valores fundamentais da Humanidade (e.g. direitos das crianças, liberdade, …), da nossa cultura (e.g. ser português, família, etc.), do ambiente, da ética desportiva e da vida saudável.

A geração dos jovens está preocupada e empenhada na promoção de valores mais positivos na relação com a natureza e com os outros. As centenas de vídeos submetidos na categoria Vídeo Curtas, com temática livre na generalidade das edições, são uma evidência clara de uma geração empenhada em contribuir para um mundo mais justo, mais feliz e mais saudável, através da promoção dos valores da solidariedade e do respeito pela natureza e pelos outros.

A edição deste ano, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como tema geral "Direitos Humanos". As abordagens deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento.

Para as categorias "Vídeo Narrativas" e "Nano Vídeos" o tema proposto é "Direitos Humanos". Na categoria “Vídeo Curtas", à semelhança das edições anteriores, o tema é livre.

Referências: https://www.un.org/en/observances/human-rights-day

                      https://cidadania.dge.mec.pt/direitos-humanos

                      https://www.dge.mec.pt/compass-manual-de-educacao-para-os-direitos-humanos-com-jovens

 

2 - Destinatários

 

O Concurso Cineastas Digitais destina-se aos alunos a frequentar o 3.º CEB ou o Ensino Secundário (e Profissional) das escolas portuguesas públicas e privadas.

Todas as equipas concorrentes terão de ter obrigatoriamente um professor orientador que os acompanhará durante todo o processo, garantindo o cumprimento das regras aplicáveis à recolha de imagens e as autorizações necessárias.

Os alunos podem concorrer organizados em equipas que, para além do professor orientador, podem ser compostas por um número de alunos de acordo com as categorias:

  - VídeoNarrativas - Equipas de 2 a 4 alunos

  - VídeoCurtas - Equipas de 2 a 3 alunos

  - NanoVídeos - Equipas de 2 alunos


3 - Registo na página de Internet do concurso


O registo na página web do concurso (http://cineastas.ccems.pt) é obrigatório e é efetuado pelo professor orientador. Apenas este terá acesso para envio de trabalhos.

Um professor pode coordenar várias equipas e enviar vários trabalhos, efetuando apenas um registo.

A identificação das equipas é feita aquando do registo. O registo pode ocorrer aquando da submissão dos trabalhos.

 

4 - Envio de trabalhos

A submissão dos filmes será feita pelo professor orientador. 

Os filmes a concurso terão de ser obrigatoriamente submetidos on-line no endereço http://cineastas.ccems.pt.

Passos:
1. Registo do professor em http://cineastas.ccems.pt  (Apenas uma única vez, exceto se o professor lecionar em mais do que uma escola/AE. Neste caso, deve criar um utilizador para cada escola/AE de origem das equipas concorrentes.)

2. Após o registo, clique na opção de menu “Enviar Vídeo”.
3. Insira as suas credenciais de acesso (Nome de utilizador e Palavra passe) e clique em "Entrar".
4. Com as credenciais corretas, a sua sessão será iniciada e será exibido entre outras informações o link "Enviar vídeo".
5. Clique em "Enviar vídeo". Neste passo deverá preencher os campos de identificação do filme e da equipa de alunos. Os campos a preencher são os seguintes:
   a. Nome da equipa;
   b. Nomes dos membros da equipa;
   c. Número de membros da equipa;
   d. Categoria (selecionar da lista disponível no ponto 6);
   e. Título do filme;
   f. Descrição do filme;
   g. Local de realização.
6. Clique no botão "Continuar".
7. Clique no botão "Escolha o filme":
   a. Escolha o filme a enviar;
   b. Não se esqueça de verificar os formatos de envio disponíveis (MP4, codecs H.264);
   c. Não feche a janela do seu browser até que o vídeo seja enviado.
8. No final do envio, será exibida uma mensagem de confirmação do envio.

5 - Formatos

Poderão ser enviados filmes no formato MP4, codecs H.264
 

6 - Categorias e Especificações

 

A - VídeoNarrativas

TEMA: “Direitos Humanos” -  Civis e políticos, económicos, sociais e culturais e de solidariedade

Nesta categoria, pretende-se estimular a criatividade dos alunos para criarem, ou adaptarem ao formato de vídeo, uma narrativa relativa ao tema previsto no domínio “Direitos Humanos” da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, considerando o definido nos objetivos definidos pela Direção-Geral da Educação (DGE).

Resumidamente, pretende-se promover uma cultura de direitos humanos e de liberdades fundamentais, em todos os aspetos da vida das pessoas, contribuindo para que as crianças e os jovens adquiram os conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes permitam compreender, exercer e defender os Direitos Humanos, assumindo o respeito por estes como responsabilidade de todas as pessoas, em prol de um mundo de paz, justiça, liberdade e democracia.

Especificações técnicas:

  • Duração do Filme: entre 3 e 6 minutos (incluindo título e ficha técnica).
  • Tamanho: até 100 MB

 

B - VídeoCurtas

TEMA: Tema Livre

Esta categoria, cujos vídeos deverão ter a duração máxima de 3 minutos, mantém a temática livre, como em edições anteriores, para que os alunos possam tratar aspetos do quotidiano na escola, na família ou entre amigos. No entanto, as equipas que, nesta categoria, abordarem o tema previsto no domínio Direitos Humanos (da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento), poderão ter um prémio especial do júri.

Especificações técnicas:

  • Duração do Filme: entre 30 segundos e 3 minutos (incluindo título e ficha técnica).
  • Tamanho: até 50 MB

 

C - NanoVídeos

TEMA: “Direitos Humanos” - Civis e políticos, económicos, sociais e culturais e de solidariedade

Nesta categoria, o desafio é criar um vídeo, relativo ao tema previsto no domínio “Direitos Humanos” da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, considerando o definido nos objetivos definidos pela Direção-Geral da Educação (DGE).

Resumidamente, pretende-se promover uma cultura de direitos humanos e de liberdades fundamentais, em todos os aspetos da vida das pessoas, contribuindo para que as crianças e os jovens adquiram os conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes permitam compreender, exercer e defender os Direitos Humanos, assumindo o respeito por estes como responsabilidade de todas as pessoas, em prol de um mundo de paz, justiça, liberdade e democracia.

Especificações técnicas:

  • Duração do Filme: 10 a 30 segundos (excluindo a duração do título e da ficha técnica).
  • Tamanho: até 20 MB

 

7 - Fases

O concurso terá uma fase única, a decorrer durante todo o ano letivo de 2020/2021. A data final para a submissão de filmes é 31 de julho de 2021.
 

8 - Sinopse

Título do filme, breve descrição (história ou acontecimento), locais de realização, atores e outros aspetos considerados relevantes.

Os dados da sinopse são solicitados no formulário de submissão.

 

9 - Ficha técnica

Identificação:

- do agrupamento de escolas e do estabelecimento de ensino;

- dos autores e, quando se aplique, dos atores do filme;

- do professor orientador;

- do dispositivo utilizado na gravação

- do software de edição.

Quando se justifique, deverão ser incluídos os agradecimentos.

Os dados da ficha técnica deverão constar no final do filme, podendo contar para a duração máxima das VídeoCurtas e das VídeoNarrativas, mas não contando para a duração dos NanoVídeos.

Nota: Chama-se a atenção para a seleção da banda sonora, que deve ser livre de direitos de autor ou cuja utilização deverá ser devidamente autorizada.

 

10 - Júri do concurso

Será constituído por elementos da Direção-Geral da Educação, da equipa do CCEMS, representantes dos parceiros e dos patrocinadores e artistas convidados com currículo na área da produção do filme digital.

São considerados como critérios de seleção do melhor filme: a qualidade do filme elaborado, o respeito pelo respetivo tema, a originalidade e a narrativa do filme.

 

11 - Prémios

Será premiado, em cada categoria, um vídeo selecionado pelo júri do concurso. Os vídeos vencedores serão divulgados neste site e premiados com vales de compras que poderão ser usados, de acordo com as necessidades e interesses de cada aluno, em estabelecimentos ligados à venda de bens culturais e/ou tecnológicos, em valor equivalente ao número de elementos das equipas. Para além dos vales de compras, receberão ainda livros, diplomas e um troféu. Os prémios a atribuir serão de acordo com as ofertas dos patrocinadores.

 

12 - Disposições finais

A participação neste concurso implica a aceitação dos termos do presente regulamento, quer pelo aluno quer pelos seus responsáveis (pais, familiares ou tutores e professor orientador).

O concurso será obrigatoriamente efetuado através do site http://cineastas.ccems.pt.

Ao submeter filmes a concurso, os seus autores concedem ao CCEMS uma licença mundial, não exclusiva e isenta de direitos de autor, para a sua utilização.

Os filmes submetidos só serão aceites a concurso, após a respetiva verificação do cumprimento deste regulamento.

Questões omissas ou outras consideradas pertinentes relativamente aos filmes serão analisadas e decididas pelo CCEMS.

Nota sobre direitos de imagem: Deverá ser prestada particular atenção à Lei n.º 51/2012 - Estatuto do Aluno, no seu artigo 10.º:

"Não captar sons ou imagens, designadamente, de atividades letivas e não letivas, sem autorização prévia dos professores, dos responsáveis pela direção da escola ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso, bem como, quando for o caso, de qualquer membro da comunidade escolar ou educativa cuja imagem possa, ainda que involuntariamente, ficar registada".

Nota sobre direitos de autor: de acordo com a legislação em vigor, não podem ser utilizadas músicas nem imagens sujeitas a direitos de autor.

 

Declaração de autorização AQUI

O cartaz encontra-se disponível, para download, aqui.