• Reportagem Guerra Ucrânia

    As repórteres da estação de TV fictícia Maia-TV envolvem-se nos meandros da guerra e seu significado mundial através de alusão aos Direitos Humanos e comparações com o Holocausto. Em direto no estúdio ou in loco na Ucrânia, as repórteres fazem o seu melhor para informar ao minuto o público dos acontecimentos atuais.

    Reporteres Maia-TV - EB 2º e 3º CEB Maia

  • Os Refugiados

    O filme fala sobre os refugiados e apresenta a história de duas raparigas que são refugiadas.

    Sasa&Magui - EB 2º e 3º CEB Soeiro Pereira Gomes


  • "O que aconteceu à mobilidade?"

    TEMA: “Mobilidade das Pessoas” O nosso trabalho incidiu sobre a mobilidade das pessoas, no mundo mais urbano, em que vivemos, atende à questão da acessibilidade e também à segurança. Foi pensado no âmbito da disciplina de História A e também Cidadania.

    Ação@22.1 - EB 2º e 3º CEB Alfena

  • De Mal a Melhor

    O desafio foi fazer um filme no âmbito do Tema "Segurança, Defesa e Paz". O exemplo motivador foi o filme, "Isto Não é um Filme", de Jafar Panahi. O vídeo conta a história de um adolescente que perde os pais devido à guerra e que na sua fuga chega a Portugal.

    Afonsinos - ES c/ 3º CEB Almeida Garrett


  • Mobilidades...

    O filme resulta de uma refexão sobre os vários motivos que podem levar as pessoas a se deslocarem, desde questões económicas a culturais. Fizemos uma incursão pelo nosso local de residência, viajamos e sintetizamos neste trabalho essa incursão.

    Ação@22.3 - EB 2º e 3º CEB Alfena

  • “O INDIGENTE”

    Pretendemos representar simbolicamente, através do ato de caminhar, o processo gradual de reintegração social de um elemento imigrante em território estrangeiro, neste caso, por efeito de uma escolha espontânea. A história gira em torno de uma personagem única e protagonista, representada por um membro do grupo (Alan), que se desloca pela cidade fictícia "Leiria" a pé, passando por diversos espaço

    "D'olhos Valentes" - ES de Francisco Rodrigues Lobo


  • Um Lugar ... Muitos Destinos

    Somos todos humanos, com origem numa célula viva que se multiplica e cresce dando lugar a um ser vivo pleno e consciente, com sonhos e desejos a alcançar. Independentemente do lugar de origem são mais os pontos de contacto do que as diferenças que nos separam. E quando a vida nos leva, de alguma forma ou por alguma razão, para longe do lugar onde nascemos há sentimentos que nos atravessam a todos

    CAMILOS "ON TOP" - ES c/ 3º CEB Camilo Castelo Branco

  • “A força de um sonho”

    Esta curta metragem fala da busca de uma mulher pelo seu sonho de ser uma artista de palco, o qual é “desacreditado” pelo seu marido e amiga. A história inicia-se com a vida habitual de Sara, cansada de sofrer e de esconder a sua vontade de estar em palco. Um dia, reencontra-se com um velho amigo que a incentiva a seguir o mundo da música e das artes performativas. Ao longo desta viagem a protago

    Macapá - ES de Francisco Rodrigues Lobo


  • A Reportagem

    Depois de vários anos a trabalhar na empresa de televisão, é oferecido a Diogo Sampaio uma proposta para realizar uma reportagem em Lesbos, Grécia; neste mini-filme, acompanhamos o percurso do jornalista, desde a preparação e pesquisa no tema, até ao tão esperado dia da reportagem.

    Cine-youth - EB 2º e 3º CEB Soeiro Pereira Gomes

  • "Línguas de Gato"

    Curta Metragem de Salvador Bilreiro e Daniela Lopes para o concurso "Cineastas 2022". Acompanhamos Sofia e Alexandre, um casal a viver no estrangeiro, e as dificuldades que eles enfrentam a partir das injustiças perante emigrantes. O momento captado relata uma discussão do casal depois de Alexandre chegar do trabalho e se deparar com Sofia em casa relaxada.

    Línguas de Gato - ES de Francisco Rodrigues Lobo