• Pertenço Aqui

    Nem sempre a mudança de país se deve à fuga de uma guerra ou à procura de melhores condições de vida. Por vezes, a condição de saúde de um familiar obriga-nos a procurar um tratamento médico especializado fora do nosso país em nome de amor maior.

    BFJM - ES c/ 3º CEB da Cidadela

    PRÉMIO: Grande Prémio do Júri

  • Recomeço

    Recomeço é um documentário temático desenvolvido pelo turma M2A, segundo ano do curso de Multimédia da Escola Secundária da Cidadela de Cascais em que se entrevistam 4 pessoas da escola sobre como foi o seu processo de migração do país de origem para Portugal, colocam-se várias questões da vida quotidiana.

    M2A - Multimédia - ES c/ 3º CEB da Cidadela

    PRÉMIO: Menção Honrosa


  • "Línguas de Gato"

    Curta Metragem de Salvador Bilreiro e Daniela Lopes para o concurso "Cineastas 2022". Acompanhamos Sofia e Alexandre, um casal a viver no estrangeiro, e as dificuldades que eles enfrentam a partir das injustiças perante emigrantes. O momento captado relata uma discussão do casal depois de Alexandre chegar do trabalho e se deparar com Sofia em casa relaxada.

    Línguas de Gato - ES de Francisco Rodrigues Lobo

    PRÉMIO: Menção Honrosa



  • Refugio

    A história gira em torno de um pai, uma mãe a sua filha que vivam num país em guerra, enquanto tentavam fugir a mãe acabou por morrer e apenas o pai e a filha conseguem fugir do país. Acabam por refugiar-se num país novo onde vivem nas ruas e sofrem de preconceito até um homem ajuda-los, e daí para a frente conseguem melhorar a sua vida.

    Emigrantes - Externato de Penafirme

    PRÉMIO: Grande Prémio do Júri

  • On a way to a home

    “On the way to a home” faz uma reflexão sobre a vida e a mudança, onde passamos por vários desafios. Migrar não é fácil, mas tudo vale a pena quando existe um lugar para chamar de lar...

    4CL Team - Escola Profissional de Aveiro

    PRÉMIO: Menção Honrosa


  • Ser feliz não tem de ser difícil

    Queríamos mesmo fazer um filme dramático, cheio de tragédia juvenil, de cenários dark adolescentes...Só que não! O filme começa com a afirmação dessa opção e uma viagem por aquilo que é o inverso do drama juvenil: as pequenas coisas que nos fazem felizes! Da leitura ao desporto, à cozinha, à música, é o recordar de que ser feliz afinal não é tão difícil. É ver a parte cheia do copo. E não subir a telhados, a não ser que as pantufas da mães estejam por baixo!

    A Irmandade - ES c/ 3º CEB da Batalha

    PRÉMIO: Grande Prémio do Júri



  • Hoje Vivo Aqui, mas Amanhã?

    Cada vez mais, temos a consciência que a nossa vida poderá mudar a qualquer momento. Não há vidas definitivas.

    ABBD - ES c/ 3º CEB Francisco Simões

    PRÉMIO: Grande Prémio do Júri

  • Why

    Nesta curta questionamos a razão duma guerra insensível e irracional. Porque motivo assistimos passivamente a uma mobilidade forçada da população ucraniana? Porque somos tão impotentes perante a irracionalidade política e moral de uma nação? Será que vale a pena continuarmos a observar este despatriamento e sofrimento alheio? Da nossa parte, optamos por denunciar a dor de um povo que aparentemente não tem casa, terra, ou quaisquer direitos humanos.

    Inconformadas - Instituto das Artes e da Imagem (IAI)

    PRÉMIO: Menção Honrosa