Cineastas Digitais - XVII edição - 2023/2024

TEMA: 50 anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia

 

1 - Objetivos

 

O Concurso Cineastas Digitais, promovido pelo CCEMS, tem como objetivos não só promover a utilização das TIC em contexto escolar, mas também desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de manipulação e tratamento de vídeo digital como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos. Outro propósito passa por fomentar o trabalho em equipa, incentivando o espírito de entreajuda, e, ao mesmo tempo, estimular a responsabilidade individual na perspetiva de atingir um objetivo comum, ou seja, que os alunos, em equipa, produzam filmes em formato digital devidamente enquadrados nos temas lançados a concurso.

O projeto Cineastas Digitais é um exemplo de como se pode promover a articulação curricular entre disciplinas como Português, Línguas Estrangeiras, História, Geografia, TIC, entre outras. Desde o início, há mais de uma década, que este projeto promove abordagens diferenciadas em contextos de aprendizagem, criando a oportunidade de mobilizar várias disciplinas no tratamento de temas transversais às várias áreas do conhecimento. Deste modo, o projeto Cineastas Digitais assume-se como uma proposta de Domínio de Articulação Curricular (DAC), validada ao longo de quinze anos e de âmbito nacional.

Ao longo de sucessivas edições, temos procurado promover uma utilização criativa da tecnologia como promotora da reflexão em torno dos valores fundamentais da Humanidade (e.g. direitos das crianças, liberdade, …), da nossa cultura (e.g. ser português, família, etc.), do ambiente, da ética desportiva e da vida saudável.

A edição deste ano, a XVII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como tema geral “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia”. 

Para as categorias "Vídeo Narrativas" e "VÍDEO JÚNIOR” o tema proposto é "50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia”. Na categoria “Vídeo Curtas", à semelhança das edições anteriores, o tema é livre.

O tema "50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia” decorre da ideia de conhecer o 25 de abril de “hoje”, sob o lema “Liberdade e Democracia”, através dos olhos de uma geração que não viveu diretamente esse dia, lançando um conjunto de questões orientadoras no sentido de enquadrar o contexto expressivo, mas não limitativas da temática e imaginação dos artistas. Assim, quando pensamos em liberdade e democracia, falamos da mesma liberdade e democracia que norteou os agentes da “revolução dos cravos”:

  • De que forma vivemos este dia passados quase 50 anos?

  • Que liberdade é esta?

  • Que significado lhe atribuímos?

  • Existe mais liberdade e democracia para além desta?

  • Qual é a cor da democracia hoje?

  • Ela tem som?

  • Sente-se? Cheira a quê?

Passados 50 anos após a revolução de abril de 1974, afigura-se um momento oportuno para nos debruçarmos sobre este momento relevante da história política e social recente.
Pretendemos que a participação neste concurso promova a reflexão dos mais novos, dos seus pais e avós em torno do tema proposto, com vista à sensibilização dos mais jovens para o significado e importância do 25 de abril na construção da nossa sociedade.

O CARTAZ encontra-se disponível aqui ( https://bit.ly/CineastasDigitais20232024 ).

 

2 - Destinatários 

O Concurso Cineastas Digitais destina-se aos alunos entre o 1.º e o 3.º CEB e o Ensino Secundário (Regular e Profissional) das escolas portuguesas públicas e privadas.

Todas as equipas concorrentes terão de ter obrigatoriamente um professor orientador que os acompanhará durante todo o processo, garantindo o cumprimento das regras aplicáveis à recolha de imagens e as autorizações necessárias.

Os alunos podem concorrer organizados em equipas que, para além do professor orientador, podem ser compostas por um número de alunos de acordo com as categorias:

  - Vídeo Júnior (categoria para alunos do 1. e 2.º Ciclos) - Equipas de 2 a 3 alunos;

  - Vídeo Curta (alunos do 3.ºCEB e Ens. Secundário) - Equipas de 2 a 3 alunos;

  - Vídeo Narrativa (alunos do 3.ºCEB e Ens. Secundário- Equipas de 2 a 4 alunos.


3 - Registo na página de Internet do concurso


O registo na página web do concurso (http://cineastas.ccems.pt) é obrigatório e é efetuado pelo professor orientador. Apenas este terá acesso para envio de trabalhos.

Um professor pode coordenar várias equipas e enviar vários trabalhos, efetuando apenas um registo.

A identificação das equipas é feita aquando do registo. O registo pode ocorrer aquando da submissão dos trabalhos.

 

4 - Envio de trabalhos

 

A submissão dos filmes será feita pelo professor orientador. 

Os filmes a concurso terão de ser obrigatoriamente submetidos on-line no endereço http://cineastas.ccems.pt.

Passos:
1. Registo do professor em http://cineastas.ccems.pt  (Apenas uma única vez, exceto se o professor lecionar em mais do que uma escola/AE. Neste caso, deve criar um utilizador para cada escola/AE de origem das equipas concorrentes.)

2. Após o registo, clique na opção de menu “Enviar Vídeo”.
3. Insira as suas credenciais de acesso (Nome de utilizador e Palavra passe) e clique em "Entrar".
4. Com as credenciais corretas, a sua sessão será iniciada e será exibido entre outras informações o link "Enviar vídeo".
5. Clique em "Enviar vídeo". Neste passo deverá preencher os campos de identificação do filme e da equipa de alunos. Os campos a preencher são os seguintes:
   a. Nome da equipa;
   b. Nomes dos membros da equipa;
   c. Número de membros da equipa;
   d. Categoria (selecionar da lista disponível no ponto 6);
   e. Título do filme;
   f. Descrição do filme;
   g. Local de realização.
6. Clique no botão "Continuar".
7. Clique no botão "Escolha o filme":
   a. Escolha o filme a enviar;
   b. Não se esqueça de verificar os formatos de envio disponíveis (MP4, codecs H.264);
   c. Não feche a janela do seu browser até que o vídeo seja enviado.
8. No final do envio, será exibida uma mensagem de confirmação do envio.

 

5 - Formatos

 

Poderão ser enviados filmes no formato MP4, codecs H.264
 

6 - Categorias e Especificações

 

A - VÍDEO JÚNIOR (categoria para alunos do 1. e 2.º Ciclos): Equipas de 2 a 3 alunos

 

TEMA: “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia"

 

Nesta categoria, pretende-se estimular a criatividade dos alunos para criarem, ou adaptarem ao formato de vídeo, um vídeo relativo ao tema previsto "50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" .

Especificações técnicas:

  • Duração do Filme: entre 30 segundos e 3 minutos (incluindo título e ficha técnica).
  • Tamanho: até 50 MB

 

B - VÍDEO CURTA: Equipas de 2 a 3 alunos

 

TEMA: Tema Livre

 

Esta categoria mantém a temática livre, como em edições anteriores, para que os alunos possam tratar aspetos do quotidiano na escola, na família ou entre amigos. No entanto, as equipas que, nesta categoria, abordarem o tema previsto poderão ter um prémio especial do júri.

Especificações técnicas:

  • Duração do Filme: entre 30 segundos e 3 minutos (incluindo título e ficha técnica).
  • Tamanho: até 50 MB

 

C - VÍDEO NARRATIVA: Equipas de 2 a 4 alunos


TEMA: “50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia

 

Nesta categoria, pretende-se estimular a criatividade dos alunos para criarem, ou adaptarem ao formato de vídeo, uma narrativa relativa ao tema previsto "50 Anos de 25 de Abril, Liberdade e Democracia" .

Especificações técnicas:

  • Duração do Filme: entre 3 e 6 minutos (incluindo título e ficha técnica).
  • Tamanho: até 100 MB

 

7 - Fases

O concurso terá uma fase única, a decorrer durante todo o ano letivo de 2023/2024. A data final para a submissão de filmes é 31 de julho de 2024.
 

8 - Sinopse

Título do filme, breve descrição (história ou acontecimento), locais de realização, atores e outros aspetos considerados relevantes.

Os dados da sinopse são solicitados no formulário de submissão.

 

9 - Ficha técnica

Identificação:

- do agrupamento de escolas e do estabelecimento de ensino;

- dos autores e, quando se aplique, dos atores do filme;

- do professor orientador;

- do dispositivo utilizado na gravação

- do software de edição.

Quando se justifique, deverão ser incluídos os agradecimentos.

Os dados da ficha técnica deverão constar no final do filme.

Nota: Chama-se a atenção para a seleção da banda sonora, que deve ser livre de direitos de autor ou cuja utilização deverá ser devidamente autorizada.

 

10 - Júri do concurso

Será constituído por elementos da Direção-Geral da Educação, da equipa do CCEMS, representantes dos parceiros e dos patrocinadores e artistas convidados com currículo na área da produção do filme digital.

São considerados como critérios de seleção do melhor filme: a qualidade do filme elaborado, o respeito pelo respetivo tema, a originalidade e a narrativa do filme.

 

11 - Prémios para os vídeos vencedores 

Será premiado, em cada categoria, um vídeo selecionado pelo júri do concurso, desde que este considere que haja vídeos com condições "temáticas" e técnicas que reunam condições para serem premiados.

Embora saibamos que o mais importante é o processo, haverá prémios para as equipas premiadas:

- Vale de compras por aluno, da equipa vencedora, em estabelecimentos ligados à venda de bens culturais e/ou tecnológicos;
- Livros para os professores orientadores das equipas e respetivas escolas;
- Troféus e diplomas para alunos, professores e escola.

Os prémios a atribuir serão de acordo com as ofertas dos patrocinadores.

 

12 - Disposições finais

A participação neste concurso implica a aceitação dos termos do presente regulamento, quer pelo aluno quer pelos seus responsáveis (pais, familiares ou tutores e professor orientador).

O concurso será obrigatoriamente efetuado através do site http://cineastas.ccems.pt.

Ao submeter filmes a concurso, os seus autores concedem ao CCEMS uma licença mundial, não exclusiva e isenta de direitos de autor, para a sua utilização.

Os filmes submetidos só serão aceites a concurso, após a respetiva verificação do cumprimento deste regulamento.

Questões omissas ou outras consideradas pertinentes relativamente aos filmes serão analisadas e decididas pelo CCEMS.

Nota sobre direitos de imagem: Deverá ser prestada particular atenção à Lei n.º 51/2012 - Estatuto do Aluno, no seu artigo 10.º:

"Não captar sons ou imagens, designadamente, de atividades letivas e não letivas, sem autorização prévia dos professores, dos responsáveis pela direção da escola ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso, bem como, quando for o caso, de qualquer membro da comunidade escolar ou educativa cuja imagem possa, ainda que involuntariamente, ficar registada".

Nota sobre direitos de autor: de acordo com a legislação em vigor, não podem ser utilizadas músicas nem imagens sujeitas a direitos de autor.

Declaração de autorização AQUI

-------------

Cineastas Digitais - XVI edição - 2022/2023 -Premiados

Cineastas Digitais - XVI edição - 2022/2023

Informamos que a reunião de Júri do concurso Cineastas Digitais ainda não decorreu. Contamos divulgar em janeiro os vídeos premiados.